
Nota de pesar pelo falecimento do Papa Francisco
A Fundação São Paulo, com profundo pesar, lamentou a morte de Sua Santidade o Papa Francisco, aos 88 anos, ocorrida no dia 21/04.
O cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, primeiro líder da Igreja Católica latinoamericano, tomou posse como bispo de Roma em 19/03/2013, eleito em 13/03/2013, em quinto escrutínio no segundo dia do Conclave, assumindo o nome Francisco, em homenagem a São Francisco de Assis, por sugestão do Cardeal Cláudio Hummes.
O Sumo Pontífice completou 12 anos à frente da Igreja como o 266º bispo de Roma. Sua Santidade prezou pelo combate da desigualdade social e a defesa dos pobres e mais vulneráveis. Foi voz firme pelos direitos humanos, pela promoção da diversidade e a defesa do meio ambiente, lançando a Encíclica Laudato si, sobre o cuidado com a casa comum.
Teve como prioridades o cuidado com os mais vulneráveis, o acolhimento dos migrantes e refugiados e insistia na importância do papel pastoral da Igreja, de ”ir atrás da ovelha perdida”.
Defendia a fraternidade universal, dialogando com diferentes povos e culturas, e as relações inter-religiosas. Foi voz firme contra todas as guerras, clamando por paz, justiça e perdão. Não se desviava dos temas mais relevantes em discussão no mundo e sempre tinha uma posição franca e assertiva.
O Santo Padre, devoto de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, nos deixa um legado de amor ao próximo, de humildade e de um estilo de vida simples. Teve um pontificado transformador, consolidando uma imagem de líder progressista e que sempre se preocupou com as minorias. Promoveu reformas importantes na Igreja e na Cúria Romana, com o objetivo de torná-la mais transparente, eficiente e responsável.
Agora, os 135 cardeais aptos a votar se reunirão em conclave no Vaticano, e terão a missão de escolher um novo líder para a Igreja Católica. Serão realizadas votações secretas e os cardeais ficam isolados, sem contato com pessoas fora da Capela Sistina durante todo processo eleitoral, até a escolha do novo Sumo Pontífice. Atualmente existem 252 cardeais, mas só podem participar do processo eleitoral aqueles que têm idade inferior a 80 anos.
O Papa Francisco deixa um grande legado e vai continuar nos inspirando na busca pela justiça social, amor e solidariedade, além do compromisso com os valores do Evangelho.