
Projeto de inclusão digital de idosos da FUNDASP é premiado pela PMSP
A iniciativa Inclusão Digital de Idosos como Fator de Fortalecimento de Vínculos Intergeracionais, realizada pela Fundação, foi premiada na sétima edição (2024/2025) do Selo de Direitos Humanos e Diversidade, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.
Ao todo foram reconhecidas 235 ações, em 12 categorias. A FUNDASP foi uma das 9 premiadas no grupo temático Pessoas Idosas.
O projeto tem como objetivo sensibilizar idosos e jovens, tanto a respeito do processo de envelhecimento quanto dos conflitos e potencialidades contidos nas relações geracionais e intergeracionais, bem como nas alternativas de multiplicação de conhecimentos relacionados aos usos de dispositivos móveis (internet e aplicativos) visando o fortalecimento de vínculos.
As ações, executadas pela Coordenadoria de Estudos e Desenvolvimento de Projetos Especiais e pelas profas. Beltrina Corte e Fernanda Gouveia, da PUC-SP, ocorreram em parceria com 20 Centros de Convivência Intergeracional da cidade de São Paulo, tiveram duração de 18 meses e beneficiaram 1454 idosos e jovens. Indiretamente, calcula-se que foram atingidos em torno de quatro mil pessoas.
Foram realizados diagnósticos socio-territoriais, rodas de conversas que visaram discutir etarismo e discriminação etária, assim como 100 oficinas intergeracionais que abrangeram temáticas diversas. Como produtos resultantes do projeto foram desenvolvidos um Manual de Apoio às oficinas realizadas e, também, uma cartilha informativa intitulada Ações Intergeracionais no Combate ao Etarismo, entregue aos centros.
A distinção da PMSP reconhece boas práticas de gestão da diversidade e promoção dos direitos humanos, incentivando a adoção de políticas de inclusão em empresas, órgãos públicos e organizações do terceiro setor, contribuindo para eliminação de todas as formas de discriminação no município.