
Da Derdic para o mundo: atuação da Profa. Bia Novaes é destaque em fundação internacional
A profa. Beatriz Novaes, superintendente da Derdic, é uma figura pioneira na área de audiologia no Brasil. Desde a década de 1970, ela tem se dedicado a garantir a intervenção precoce e de alta qualidade para crianças com perda auditiva, atuando tanto na prática clínica quanto na pesquisa. Formada em Fonoaudiologia na PUC-SP, ela fez doutorado na Universidade de Columbia e leciona na PUC-SP desde 1980.
Sua carreira se distingue pelo equilíbrio entre pesquisa, prática clínica e terapia da fala, sempre com foco em integrar crianças com perda auditiva severa à educação convencional. A profa. Bia também defende a importância do apoio familiar, destacando que a tecnologia, como aparelhos auditivos e implantes cocleares, deve ser acompanhada de terapia e envolvimento dos pais.
Além de trabalhar com famílias de baixa renda, ela lutou por políticas públicas que garantissem o acesso a cuidados audiológicos, como programas financiados pelo estado, iniciados em 2004. Seu trabalho tem um impacto profundo na vida de muitas pessoas.
Atualmente, aos 68 anos, ela continua sua pesquisa e prática clínica, além de atuar, desde 2016, no Conselho Consultivo da Hear the World Foundation, que apoia crianças e famílias com uma abordagem holística. Ela também busca inspirar jovens a seguir a carreira de audiologia, área que enfrenta escassez de especialistas, mantendo sua paixão pela intervenção precoce para crianças com perda auditiva. No ano passado visitou um projeto na Índia, representando a HWF, que está construindo e equipando um centro de excelência em projeto da SAHI – Society to Aid the Hearing Impaired.”
A profa. Bia Novaes falou do seu trabalho na Hear the World Foundation. “A experiencia nesse conselho é gratificante e permite um conhecimento e troca de experiências com culturas diferentes, que reverte muitas vezes para o cotidiano da clínica da Derdic.”
A FUNDASP já firmou parcerias com a Fundação Hear the World, que fez doação de equipamentos e recursos financeiros, contribuindo significativamente para a ampliação e qualificação do atendimento em saúde auditiva, beneficiando crianças e suas famílias por meio de um suporte especializado e estruturado.