Buscar

Para pesquisar, digite o termo no campo abaixo.

Imagem ilustrativa

Lumen: palestra aberta Amazônia Cultivada

O Núcleo Lumen, subordinado à Fundação, realizada na próxima sexta (13/06), 11h, o evento online Amazônia cultivada: saberes indígenas na construção da biodiversidade e dos ecossistemas.

No encontro será destacado como povos indígenas moldam seus ecossistemas há milênios em contraposição à ideia de uma Amazônia intocada. Ideia apoiada pela ciência que, por muito tempo, negligenciou as contribuições dos autóctones, influenciando políticas públicas.

Serão apontadas evidências arqueológicas de práticas antigas de manejo e cultivo, baseadas numa cosmologia em que cultura e natureza são inseparáveis, revelando saberes fundamentais para a resiliência ecológica diante das crises atuais.

João Rivelino R. Barreto, indígena Tukano nascido em São Gabriel da Cachoeira (AM), é filósofo e antropólogo, com mestrado e doutorado em Antropologia Social. Desde 2024, é professor no Departamento de Antropologia da UFSC, onde atua na formação docente e pesquisa em ecologias e epistemologias indígenas, é ainda membro da rede do Instituto Serrapilheira.

Carolina Levis é bióloga pela UFRJ, com doutorado em Ecologia pelo INPA e Wageningen University. Atua na interface entre Ecologia, Antropologia e Arqueologia, pesquisando como povos indígenas moldam ecossistemas amazônicos. É professora colaboradora na UFSC, pesquisadora do Brazil LAB (Princeton) e integra a rede do Instituto Serrapilheira.

Inscreva-se e receba o link do evento enviando e-mail para pucsp.br/lumen.